Como Fazer uma Horta Comunitaria em 2023!

Ter e Fazer uma horta comunitária é uma ótima maneira de promover a sustentabilidade e a interação entre os membros da sua comunidade e a disponibilidade de alimentos frescos e saudáveis.

Continue após a publicidade…

Hoje eu vou te ensinar e da dicas de como ter uma boa horta comunitária em sua comunidade e pode ter certeza que, com essas dicas, você vai ter a melhor horta comunitária de todas e vai conseguir muita colheita!

Reúna os Interessados em ter uma Horta Comunitária:

Primeiramente você deve ir atrás de interessados em sua comunidade, reúna pessoas que queiram realmente fazer uma horta comunitária e que estejam dispostos a fazer da certo. Não adianta aceitarem participar e não ajudar.

Você deve fazer uma reunião com todos os interessados, para poder discutir ideias, compartilhar conhecimento e formar um grupo com pessoas comprometidas em desenvolver uma boa horta comunitária.

Planejamentos e Layout:

Você deve ver e procurar um bom local para começar a construção da horta comunitária, desenhe um layout da horta, leve em consideração o tamanho do terreno e as necessidades de cultivo das plantas selecionadas. Divida a área em canteiros ou parcelas para que cada membro da comunidade tenha seu próprio espaço para cultivar.

Organize as responsabilidades, defina a responsabilidade de cada membro da comunidade na horta comunitária. Isso pode incluir tarefas como a preparação do solo, plantar, regar, verificar pragas e doenças e colher os alimentos. Certifique-se de que todas as tarefas sejam compartilhadas de forma e maneira justa e que todos os membros tenham a oportunidade de participar!

Preparação do Solo do Local Escolhido:

Chegou a hora de começar a preparação só solo do local escolhido por vocês que, querem fazer a horta comunitária. Você e as pessoas da comunidade devem remover qualquer tipo de vegetação indesejada e soltando com uma pá ou enxada. Adicione materia orgânica, como composto ou esterco para melhorar a fertilização do solo.

Plante as sementes ou mudas, siga sempre as instruções de plantio das sementes ou mudas de cada cultura escolhida. Divida o espaço da horta comunitária em parcelas menores e atribua a cada parcela a um membro da comunidade. Eles serão responsáveis pelo cultivo e cuidado das plantas em sua parcela.

Colheita e Divisão dos Alimentos:

Colha e compartilhe os alimentos, acompanhe o crescimento das plantas e colha os alimentos quando estiverem maduros, promova a partilha dos alimentos colhidos entre os membros da comunidade ou organize um sistema de distribuição para que aqueles que não participam diretamente da horta.

Você deve promover atividades comunitárias além do cultivo dos alimentos, incentive atividades comunitárias na horta, como oficinas de jardinagem, palestras sobre alimentação saudável ou eventos sociais. Essas atividades ajudam a fortalecer os laços da comunidade e compartilhar conhecimentos.

Lembre-se que, uma horta comunitária requer muita cooperação, comunicação e a colaboração de todos os envolvidos. Trabalhar juntos em um objetivo comum fortalece o senso de comunidade e promove uma vida mais sustentável, (Veja mais sobre Hortas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *