Como usar Grama Amendoim em seu Jardim Passo a Passo!
Grama amendoim que também é conhecida pelos nomes, amendoim rasteiro, amendoinzinho e amendoim forrageiro é nativa do Brasil. Esse tipo de gramado não demanda de cuidados e podas feitas por meio de tesouras de jardim e aparadores de grama. O bom de ter uma grama amendoim em seu jardim é que ela não precisa de muitos cuidados como as outras plantas e gramas, só de você plantar em um solo e local fértil e colocar as sementes da maneira correta ela vai crescer como se não houvesse o amanhã.
Muitas pessoas se perguntam se pode pisar nessa grama e a resposta é bem simples. A grama-amendoim tolera secas e encharcamentos, mas não resiste a geadas e pisões. Por isso, prefira usá-la como forração de vasos ou em áreas de pouca passagem. Se reforçar o cuidado adotando uma plaquinha de “não pise na grama“, as flores estarão sempre enfeitando seu gramado.
Características da Grama Amendoim:
E agora antes de te explicar como ter uma grama amendoim em seu jardim, eu vou te falar algumas características e usos da grama amendoim em um jardim ou tereno.
Altura:
Esse tipo de gramado não é muito baixinho e seu crescimento é rápido, podendo chegar de 20 a 25 cm de altura; constituindo uma cobertura mais macia e volumosa.
Aparência:
A tonalidade do amendoim-rasteiro é um verde mais escuro e com folhas levemente arredondadas, bem diferentes de gramas tradicionais, como a esmeralda. Esse tipo de grama ainda é bem característico por conta da floração; composta por pequenas flores amarelas que se destacam em meio ao verde-escuro da grama. A floração acontece várias vezes por ano, e é mais frequente em gramados que ficam em sol pleno.

Raiz:
A raiz mais profunda é ótima característica desse tipo de grama, e torna a opção ideal para regiões e terrenos irregulares. A raiz forte e profunda (pode chegar a até 30 cm de profundidade) ajuda a conter deslizamentos, segurando a terra; por isso, é uma boa opção para evitar deslizamentos de terra em regiões de declives e barrancos.
Decoração:
Por conta da aparência e das flores que compõem esse tipo de gramado, a aposta de usar o amendoim-rasteiro como decoração de jardim é uma ótima aposta. Essa grama funciona muito bem em projetos paisagísticos e em áreas de não passagem.
Alimento para Gado:
Além do visual estético da grama amendoinzinho, essa vegetação também é uma ótima aposta para pastagem e alimento para gado; o que torna a opção ideal para pastagens em fazendas e sítios.
Alastra com facilidade:
O crescimento dessa grama acontece rapidamente, assim como sua capacidade de se alastrar pelo terreno. Então, se a ideia é usar essa grama na decoração do jardim, pode haver a necessidade do uso de limitadores, para que a grama não dissipe por todo-o-terreno.
Preços e Valores das Sementes e Mudas:
Ok, mas você deve está se perguntando o valor das sementes da grama amendoim e o valor vai depender muito da sua região. Mas, A grama amendoim costuma ser comercializada de duas maneiras – sementes ou mudas – e cada uma dessas opções tem um preço diferente. Para quem está pensando em investir em sementes, o preço é bem barato e 70 sementinhas custam por volta de R$ 14. No entanto, é preciso considerar que o processo é um pouco mais lento, já que é preciso considerar a germinação da semente. A outra opção – mudas – é mais rápida, afinal as mudinhas já estão formadas e a forração tem o processo mais rápido. Neste caso, uma centena de mudas (100 unidades) é comercializada em média por R$ 100 reais.
Como Plantar a Grama Amendoim em seu Jardim:
Local de plantio: a escolha do local de plantio é um ponto a se considerar, afinal a grama amendoim é pouco resistente a geadas, sendo uma má escolha para regiões frias.
Incidência de luz natural: esse tipo de grama se desenvolve muito bem em sol pleno, mas também pode ser plantada em meia sombra, no entanto, nesse caso a floração é menor ao longo do ano.
Solo: o solo para plantio deve ser rico em matéria orgânica, e pode ser preparado e enriquecido antes do plantio, mas em solos pobres de matéria orgânica é menor a chance de desenvolvimento dessa espécie.
Plantio de semente: para quem vai fazer o plantio com sementes, uma dica é fazer a germinação das sementes antes, mas também há a possibilidade de plantar a semente diretamente no solo. Neste caso, faça covas espaçadas (10 cm entre cada cova) e coloque, em média, três sementes por cova. Regue o solo com frequência, mas sem encharcar, e a germinação deve iniciar a partir de uma semana.
Plantio de mudas: o plantio com mudas é mais fácil de pegar e mais rápido de se alastrar. Neste caso, faça covas espaçadas (10 cm) e coloque uma muda por cova. Mantenha a rega com regularidade.
Enfim, essas foram as dicas de hoje, fique atento nas novidades aqui do Viva na Roça, obrigado!