Como usar Grama Amendoim em seu Jardim Passo a Passo!

Continua após a publicidade..

Grama amendoim que também é conhecida pelos nomes, amendoim rasteiro, amendoinzinho e amendoim forrageiro é nativa do Brasil. Esse tipo de gramado não demanda de cuidados e podas feitas por meio de tesouras de jardim e aparadores de grama. O bom de ter uma grama amendoim em seu jardim é que ela não precisa de muitos cuidados como as outras plantas e gramas, só de você plantar em um solo e local fértil e colocar as sementes da maneira correta ela vai crescer como se não houvesse o amanhã.

Continue após a publicidade…

Muitas pessoas se perguntam se pode pisar nessa grama e a resposta é bem simples. A grama-amendoim tolera secas e encharcamentos, mas não resiste a geadas e pisões. Por isso, prefira usá-la como forração de vasos ou em áreas de pouca passagem. Se reforçar o cuidado adotando uma plaquinha de “não pise na grama, as flores estarão sempre enfeitando seu gramado.

Continua após a publicidade..

Características da Grama Amendoim:

E agora antes de te explicar como ter uma grama amendoim em seu jardim, eu vou te falar algumas características e usos da grama amendoim em um jardim ou tereno.

Altura:

Continua após a publicidade..

Esse tipo de gramado não é muito baixinho e seu crescimento é rápido, podendo chegar de 20 a 25 cm de altura; constituindo uma cobertura mais macia e volumosa.

Aparência:

Continua após a publicidade..

A tonalidade do amendoim-rasteiro é um verde mais escuro e com folhas levemente arredondadas, bem diferentes de gramas tradicionais, como a esmeralda. Esse tipo de grama ainda é bem característico por conta da floração; composta por pequenas flores amarelas que se destacam em meio ao verde-escuro da grama. A floração acontece várias vezes por ano, e é mais frequente em gramados que ficam em sol pleno.

Raiz:

A raiz mais profunda é ótima característica desse tipo de grama, e torna a opção ideal para regiões e terrenos irregulares. A raiz forte e profunda (pode chegar a até 30 cm de profundidade) ajuda a conter deslizamentos, segurando a terra; por isso, é uma boa opção para evitar deslizamentos de terra em regiões de declives e barrancos.

Decoração:

Por conta da aparência e das flores que compõem esse tipo de gramado, a aposta de usar o amendoim-rasteiro como decoração de jardim é uma ótima aposta. Essa grama funciona muito bem em projetos paisagísticos e em áreas de não passagem.

Alimento para Gado:

Além do visual estético da grama amendoinzinho, essa vegetação também é uma ótima aposta para pastagem e alimento para gado; o que torna a opção ideal para pastagens em fazendas e sítios.

Alastra com facilidade:

O crescimento dessa grama acontece rapidamente, assim como sua capacidade de se alastrar pelo terreno. Então, se a ideia é usar essa grama na decoração do jardim, pode haver a necessidade do uso de limitadores, para que a grama não dissipe por todo-o-terreno.

Preços e Valores das Sementes e Mudas:

Ok, mas você deve está se perguntando o valor das sementes da grama amendoim e o valor vai depender muito da sua região. Mas, A grama amendoim costuma ser comercializada de duas maneiras – sementes ou mudas – e cada uma dessas opções tem um preço diferente. Para quem está pensando em investir em sementes, o preço é bem barato e 70 sementinhas custam por volta de R$ 14. No entanto, é preciso considerar que o processo é um pouco mais lento, já que é preciso considerar a germinação da semente. A outra opção – mudas – é mais rápida, afinal as mudinhas já estão formadas e a forração tem o processo mais rápido. Neste caso, uma centena de mudas (100 unidades) é comercializada em média por R$ 100 reais.

Como Plantar a Grama Amendoim em seu Jardim:

Local de plantio: a escolha do local de plantio é um ponto a se considerar, afinal a grama amendoim é pouco resistente a geadas, sendo uma má escolha para regiões frias.

Incidência de luz natural: esse tipo de grama se desenvolve muito bem em sol pleno, mas também pode ser plantada em meia sombra, no entanto, nesse caso a floração é menor ao longo do ano.

Solo: o solo para plantio deve ser rico em matéria orgânica, e pode ser preparado e enriquecido antes do plantio, mas em solos pobres de matéria orgânica é menor a chance de desenvolvimento dessa espécie.

Plantio de semente: para quem vai fazer o plantio com sementes, uma dica é fazer a germinação das sementes antes, mas também há a possibilidade de plantar a semente diretamente no solo. Neste caso, faça covas espaçadas (10 cm entre cada cova) e coloque, em média, três sementes por cova.  Regue o solo com frequência, mas sem encharcar, e a germinação deve iniciar a partir de uma semana.

Plantio de mudas: o plantio com mudas é mais fácil de pegar e mais rápido de se alastrar. Neste caso, faça covas espaçadas (10 cm) e coloque uma muda por cova. Mantenha a rega com regularidade.

Enfim, essas foram as dicas de hoje, fique atento nas novidades aqui do Viva na Roça, obrigado!

10 thoughts on “Como usar Grama Amendoim em seu Jardim Passo a Passo!

  • 25/03/2024 em 13:18
    Permalink

    quae deleniti natus officiis veritatis velit voluptatum. minus distinctio ut reprehenderit quam ipsa rerum velit soluta inventore unde quidem eius voluptatem ut est tempore aspernatur non omnis illo laborum. at modi sequi tempora deleniti aliquid rerum. quis architecto laboriosam dolores consequatur ea nobis facilis. iste excepturi est architecto quisquam nihil et dolorem et assumenda eaque qui atque vitae doloribus.

  • 27/03/2024 em 08:26
    Permalink

    You’re in reality a excellent webmaster. This web site loading pace
    is incredible. It kind of feels that you
    are doing any distinctive trick. Moreover, the contents
    are masterwork. you’ve done a fantastic task on this matter!
    Similar here: najtańszy sklep and also here:
    E-commerce

  • 27/03/2024 em 21:42
    Permalink

    Hi! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog
    to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Thank you!
    You can read similar article here: Sklep

  • 28/03/2024 em 07:54
    Permalink

    Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good gains. If you
    know of any please share. Kudos! You can read similar blog here: Ecommerce

  • 28/03/2024 em 14:56
    Permalink

    Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Kudos! You can read similar
    art here: Sklep online

  • 29/03/2024 em 17:24
    Permalink

    illo saepe eius veritatis dolore. earum velit suscipit eaque cum quae blanditiis veritatis et ullam illum molestias consequatur. similique quidem ipsum qui eius et possimus corrupti ut.

  • 03/04/2024 em 17:50
    Permalink

    Good day! Do you know if they make any plugins
    to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my website to rank for
    some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Thanks! I saw similar text
    here: Backlink Portfolio

  • 03/04/2024 em 23:34
    Permalink

    Good day! Do you know if they make any plugins to assist
    with SEO? I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good success. If you know of any please
    share. Thank you! You can read similar art here:
    Scrapebox AA List

  • 04/04/2024 em 16:44
    Permalink

    Hi! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.

    If you know of any please share. Many thanks! You can read similar art here:
    Backlinks List

  • 15/04/2024 em 18:11
    Permalink

    Wow, superb weblog structure! How long have you ever been blogging for?
    you made running a blog glance easy. The total look of your
    web site is excellent, let alone the content!

    You can see similar here e-commerce

Fechado para comentários.